domingo, 12 de junho de 2011

Dicas de Cortinas

 

Deixe a luz entrar (ou não!)


Os raios de sol são importantes para a saúde do bebê, mas, e na hora do soninho no meio da tarde? Melhor deixar o ambiente mais escuro... Também no momento da amamentação uma luz indireta ajuda bastante. Para controlar a luminosidade que vem de fora, as cortinas deixam de ser objeto de decoração e tornam-se essenciais.

A hora da escolha
Leve em consideração o estilo do quarto do bebê. Na maioria dos casos, o martelo é batido em modelos brancos, que trazem suavidade e harmonia ao ambiente. Algumas mães também optam pela praticidade das persianas, rolôs ou painéis.

 



Tipos de cortina e suportes

Passantes de tecido
Ficam muito bem usadas sobre persianas ou rolôs. São superdecorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.




Ilhoses
Estão na moda e combinam com ambientes modernos. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar. Indicado para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas.



Suporte de tecido inteiriço
Simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa.


Pregas deitadas
Seu caimento é reto e utiliza bastante pano – duas ou três vezes a largura da cortina – e combina bem com tecidos pesados.




Pregas macho
O volume do tecido concentrase na frente, proporcionando caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterais.



Pregas americanas
Modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas. Pode ser presa no trilho ou no varão; é usada geralmente com forro, o que favorece o caimento e amplia a proteção contra a poluição do ar e dos raios solares.




Lacinhos
O preferido para quartos de bebês. Os lacinhos que prendem a peça ao varão podem ser do mesmo tecido da cortina ou coordenado com outros do enxoval.



Argolas
Sempre na moda, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Os materiais podem ser diversos: metal cromado, dourado, ouro velho, madeira escura, branca ou mesmo plástico.



Painel
Pode ser de tela ou de lona, ter um personagem estampado ou mesmo fotos do bebê reproduzidas. Para projetos modernos.



Pregas fêmea
O volume dos tecidos vai para trás e a cortina fica com um caimento reto.


Romana
Este modelo se encolhe à medida que é suspenso. Podem ser usadas sob xales, estendendo-se até o chão, com tecidos transparentes. Podem também ser curtas, feitas com pouco tecido. São bem charmosas.


Rolô
Ótima para janelas pequenas. Se confeccionada com tecido blackout, impede a passagem da luz externa.


Fonte: Decora Baby

Nenhum comentário:

Postar um comentário